O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou afirmou hoje (3), em discurso durante cerimônia em Santa Maria (RS), que para alcançar resultados no futuro é preciso investir hoje na educação. Ele se referia sobre a decisão de substituir a palavra gasto por investimento, ao tratar de recursos a serem aplicados na área da educação.
“Todo mundo sabe que, para colher no futuro, é preciso investir hoje e, às vezes, e preciso fazer algumas dívidas para ter retorno amanhã, depois de amanhã”, disse o presidente.
Lula disse ainda que seu governo mudou o costume que havia de só se falar em ajuste fiscal o que, segundo ele, significa redução de salários. “Mudamos duas décadas em que no Brasil só se pensava em ajuste fiscal, e ajuste fiscal significa aumentar imposto e reduzir salário”.
O presidente lembrou críticas sofridas por receber dirigentes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e liberar recursos para a reconstrução da sede da entidade e afirmou que essas são “uma falta de inteligência política”.
“Quando uma pessoa qualquer, por falta de inteligência política, diz que o governo cooptou a UNE, na verdade foram eles que cooptaram o governo para fazer aquilo que tinha que ser feito como pagamento de dívidas aos estudantes brasileiros”, afirmou.
Em Santa Maria, o presidente participou de cerimônia simultânea de inauguração de obras em sete campi de quatro universidades federais do Rio Grande do Sul.