De acordo com os meteorologistas da Somar, uma nova onda de frio avança lentamente pelo centro e sul do Brasil nos próximos dias e desde ontem o frio toma conta do Rio Grande do Sul e os termômetros não passam dos 20°C na maior parte do Estado. Hoje (3), as temperaturas baixas atingem a costa de Santa Catarina e amanhã o frio chega ao interior catarinense e ao oeste e sul do Paraná e de Mato Grosso do Sul.

No domingo (5) é a vez dos termômetros ficarem mais baixos no leste e sul de São Paulo e no Rio de Janeiro, porém o sistema irá apenas diminuir o calor e não há previsão de frio. De acordo com os modelos de previsão, na segunda-feira, dia 6, véspera de feriado, o frio prossegue em muitas localidades, com exceção de Mato Grosso do Sul, mas a partir da terça-feira, feriado da Independência, esta onda de frio dissipa completamente em todos os Estados brasileiros.

Até o domingo (5) o calor ficará um pouco mais restrito, atingindo o norte e nordeste e os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Em Mato Grosso do Sul, o calor volta a partir da segunda-feira e em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, na terça-feira.