Ontem de manhã, a palestra do policial Márcio Rodrigues que tratou o tema a ‘Responsabilidade dos pais com os filhos’, encerrou com sucesso o curso de capacitação de agentes multiplicadores a prevenção ao uso nocivo de drogas, do Denarc. O evento foi realizado no auditório da Delegacia Seccional de Polícia pela 49ª Subsecção da OAB de Dracena, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, Departamento de Narcóticos (Denarc), Divisão de Prevenção e Educação (DIPE), em parceria com a Prefeitura e Secretaria de Educação.

Márcio Rodrigues disse que está no Denarc há 16 anos e a palestra ministrada em Dracena foi a de número 2.128 pelo Brasil, inclusive já foi ministrada na África do Sul e em Portugal. Ele explicou que a palestra consistiu em informar aos participantes do curso que além das responsabilidades morais que o pai tem para criar, educar e assistir os filhos existem as responsabilidades jurídicas, segundo os Códigos Civil e Penal e a Constituição Federal.

Rodrigues afirmou ainda que é importante alertar aos pais a necessidade de resgatar o poder, a autoridade paterna sem abusos, agressão ou violência. Os filhos precisam entender que a educação preliminar que vem do berço ainda está à responsabilidade daqueles que estão em casa. O palestrante disse ainda que os pais devem cuidar dos filhos hoje para que a polícia não precise intervir no amanhã. Citou ainda que em casa é preciso haver regras. O primordial é que os pais além de dar a boa instrução consigam de alguma forma nos momentos que estão juntos preservar pelo bom andamento dos exemplos.

Segundo Rodrigues, as crianças não aprendem com o que os pais falam e sim com os exemplos que recebem. Explicou também que os pais devem se informar para que os filhos entendam que eles possam respeitar o grau de intelectualidade deles já que a sociedade passou por uma mudança brusca no comportamento das pessoas e os pais não estão preparados para isso.

Durante o curso, a Delegacia Seccional de Polícia de Dracena apresentou dados estatísticos indicando que de janeiro até agosto foram feitas 92 apreensões de drogas na cidade, sendo elaborados 36 flagrantes, 42 pessoas foram presas, ainda foram apreendidas 1,884 kg de cocaína; 200 gramas de crack e 101,258 kg de maconha.

Alguns dos participantes do curso falaram sobre a importância do evento.