No sábado à tarde, 94 alunos de Dracena fizeram as provas da segunda fase da Obmep – Olimpíada Brasileira de Matemática, na EE Isac Pereira Garcez. Foram classificados para esta etapa 48 estudantes da EE 9 de Julho; 18 da EE Julieta Guedes de Mendonça; 9 da EE Alfredo Machado; 10 da EE Isac Pereira Garcez; 4 da Emefi Sérgio Liberatti (distrito de Jaciporã) e cinco da Escola Técnica Estadual Carmelina Barbosa.
A primeira fase contou com prova objetiva, de 20 questões, corrigida pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela Obmep. Nesta segunda fase, a prova é discursiva, com seis a oito questões, e participam apenas 5% dos alunos, em cada nível, com melhor pontuação na primeira fase.
Os alunos são inscritos de acordo com os níveis: nível 1 – estudantes de 5ª e 6ª séries (6º e 7º anos) do ensino fundamental, nível 2 – estudantes de 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos) do ensino fundamental e nível 3 – estudantes do ensino médio.
As provas da segunda fase serão corrigidas por um comitê escolhido pela Obmep. Após ser traçada uma nota de corte, parte dessas provas são recorrigidas em uma correção nacional, unificada, de onde são estabelecidos os premiados. A lista dos premiados deverá ser divulgada em 26 de novembro.
PREMIAÇÃO – A Obmep premiará alunos, professores, escolas e secretarias de educação. Essa premiação baseia-se exclusivamente no resultado das provas da segunda fase. A premiação de alunos totaliza 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 1.800 de bronze. As medalhas serão concedidas aos alunos das escolas municipais, estaduais e federais que obtiverem as primeiras pontuações na classificação nacional.
A premiação dos professores está vinculada à premiação dos alunos.
As escolas que obtiverem maior número de pontos por alunos premiados receberão um kit de material esportivo e livros/vídeos para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências, de acordo com alguns critérios.