Começa à meia-noite, em dez Estados das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do País, o horário de verão. Os ponteiros do relógio devem ser adiantados em uma hora e, para não causar imprevistos aos passageiros, o sistema de transporte de São Paulo fará adaptações. Os trens do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão circular até as 2 horas de domingo – o equivalente à 1 hora do horário antigo, quando a operação comercial geralmente se encerra. O retorno ocorre às 4 horas na CPTM e às 4h40 no Metrô.

Nos terminais rodoviários da capital paulista (Tietê, Barra Funda e Jabaquara) não haverá viagens entre 0h e 0h59 de 17 de outubro. Os ônibus obedecerão ao novo horário normalmente. As linhas intermunicipais gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) também operam da mesma maneira na virada de sábado para domingo, com número de viagens previstas igual a um fim de semana comum. A diferença é que as partidas de meia-noite serão feitas à 1 hora de domingo – assim como as do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e sua extensão Diadema-São Paulo (Morumbi).

O horário ainda será estendido, a partir de amanhã, na ciclovia do Rio Pinheiros. Como os dias do verão são mais longos e a iluminação natural favorece o percurso, a área funcionará das 5h30 às 19h15.

Bancos

Os estabelecimentos bancários em todo o País também vão se adaptar ao horário de verão. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que nos Estados em que não vigorará o horário de verão, as agências deverão antecipar em uma hora a abertura e o fechamento para atendimento ao público. “Essa medida tem o objetivo de assegurar o perfeito funcionamento do serviço de compensação”, diz a Febraban, em nota.

Os Estados que terão alteração no horário de abertura das agências bancárias são: Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.