A partir das 8h de hoje, os cidadãos de todo o País estarão em frente às urnas eletrônicas para escolher os representantes que vão direcionar as políticas públicas nos próximos quatro anos. Neste primeiro turno, o eleitor deverá votar para deputado estadual, deputado federal, 1º senador, 2º senador, governador e presidente. Para evitar filas e não errar na hora do voto, a Justiça Eleitoral orienta o eleitor a levar a “cola” (publicada na página 15) com os números de seus candidatos anotados.

Após digitar o número de cada um dos escolhidos e conferir a foto do candidato na tela da urna, o eleitor tem de confirmar o voto. Caso digite algum número errado e a foto não corresponder ao seu escolhido, o eleitor tem de apertar a tecla corrige, digitar corretamente o número, conferir a foto e confirmar o voto. Depois de confirmar o voto em algum candidato, não existe possibilidade de voltar atrás. Aquele voto já foi computado pela urna.

Também é preciso estar atento às mensagens mostradas na tela da urna eletrônica ao votar para os cargos de deputado estadual e federal. Se teclar um número de candidato inexistente, em que os dois primeiros dígitos não correspondam a nenhum partido inscrito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto será considerado nulo para aquele cargo. Já se os dois números iniciais corresponderem a algum partido, e os demais números não forem de nenhum candidato, o voto será computado para a legenda.

A expectativa do TSE é de que cada eleitor gaste, em média, 1 minuto e 30 segundos para votar. Na votação para deputado aparecerá somente a foto do candidato escolhido. Já para senador, além da foto do titular, aparecerão também os nomes e as fotos dos dois suplentes da chapa. A foto e o nome do vice do governador e do presidente da República também serão mostradas antes de o eleitor confirmar o seu voto.

Mais de 36 mil eleitores de Dracena (30.804) e Ouro Verde (5.467) deverão se dirigir às seções eleitorais hoje, das 8 às 17h. As seções de justificativa para quem estiver fora de seu domicílio eleitoral funcionarão das 8 às 17h, na sede do Cartório Eleitoral de Dracena e também no Posto de Atendimento do Cartório Eleitoral de Ouro Verde. É preciso apresentar o título de eleitor e preencher o formulário.

Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o eleitor poderá votar apresentando apenas um documento oficial de identidade com foto (identidade civil ou funcional com foto, carteira de trabalho ou de motorista e o passaporte).

Os eleitores de Dracena e Ouro Verde que moram na zona rural podem conferir o percurso e horários para o transporte até as seções eleitorais na edição de quinta-feira, 30 de setembro, do Jornal Regional, página 4A.