A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu hoje um dos hackers mais procurados do sul do país. Rodines Miranda Peres, de 36 anos, foi preso em Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis, quando saia de uma loja no centro da cidade, acompanhado da mulher.

Natural de Rodeio (SC), Peres, que estava foragido, já havia sido preso em 1999 e 2008 por ser o mentor de uma quadrilha virtual que desviava dinheiro de contas correntes para outras contas via internet. Havia contra ele um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Florianópolis em 9 de julho deste ano.

A polícia calcula que, ao todo, podem ter sido desviados mais de R$ 2,5 milhões nas operações. Segundo a delegada Aline Zandonai, chefe da Divisão de Defraudações da Diretoria Estadual Investigação Criminal (Deic), o hacker é o pioneiro nos crimes de informática do sul do Brasil. Investigações demonstram que o estelionatário obtinha os dados das contas por meio do lixo bancário. A quadrilha costumava roubar o dinheiro transferindo-o para outras contas. O acusado está preso na sede da Deic e será transferido para uma penitenciária.