“O técnico em química pode atuar tanto em indústrias, laboratórios e usinas de açúcar e álcool”, explica a coordenadora de área Roseli Vieira Nachibal. De acordo com a coordenadora, os 37 alunos matriculados no curso técnico em Química, da ETEC Prof.ª Carmelina Barbosa – Centro Estadual Paula Souza, de Dracena, unidade descentralizada no município de Santa Mercedes estão desenvolvendo as atividades finais do segundo módulo. O curso, que teve início este ano e está funcionando na EE Ministro Oscar Pedroso Horta, tem duração de dois anos e é dividido em quatro módulos.

Os alunos são moradores de Santa Mercedes, Tupi Paulista, Paulicéia e Panorama.

A ênfase é na parte prática, a escola dispõe de laboratório. Dentre o conteúdo a ser estudado durante os módulos, estão algumas matérias, como: química ambiental; análise de processo físico-químico; inglês instrumental; análise química quantitativa e qualitativa; microbacias; química dos polímeros, informática aplicada à química, entre outras. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, no período noturno e os estudantes são divididos em duas turmas para melhor aproveitamento. “Com menos alunos em sala de aula é possível desenvolver melhor o conteúdo”, afirma Rose.

O objetivo do estudante de Panorama, Helton dos Santos Vasconcelos ao procurar o curso foi a empregabilidade. “Gostaria de trabalhar em laboratórios e curso técnico em Química abre portas para isso”, diz.

O curso técnico em Química, da ETEC Prof.ª Carmelina Barbosa, unidade descentralizada no município de Santa Mercedes é resultado de convênio entre a Prefeitura e o Centro Paula Souza. O ingresso é feito por processo seletivo.