A Caixa Econômica Federal realiza no próximo dia 18 de novembro um leilão com joias penhoradas em empréstimos feitos pelo banco. Quando o evento foi marcado, no dia 28 de outubro, havia 248 lotes de joias na agência centro de Presidente Prudente – única que faz penhor -, totalizando R$ 257,9 mil de empréstimos.

O leilão conta com joias das regiões de Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Serão oferecidos bens com contratos vencidos há mais de 30 dias. “Os clientes que estão com seus bens entre os oferecidos nesse leilão têm até a data do evento para fazer a renovação do contrato ou o pagamento do empréstimo”, afirma o consultor regional da Caixa, Edilson Teixeira França.

As joias ficarão expostas no dia 18 de novembro, das 10h30 às 15h, no auditório da superintendência regional de Bauru, e os lances poderão ser realizados das 8h às 20h em qualquer agência da Caixa. O pagamento deverá ser efetuado no dia da divulgação do resultado e as joias só poderão ser retiradas após o pagamento integral.

Para participar do leilão, basta a identificação e o cadastramento em uma agência do banco que trabalhe com penhor de joias, com original e cópia de documento de identidade, CPF e comprovante de endereço. Os lances poderão ser efetuados nos equipamentos disponíveis nas salas de auto-atendimento de todas as agências no dia do leilão, com o uso da senha fornecida durante o cadastramento.

“Com o dinheiro do leilão, liquida o empréstimo e, caso o valor ultrapasse o avaliado, ainda se devolve o dinheiro que sobra”, comenta França.

Em Presidente Prudente, o penhor de joias pode ser realizado na agência da Avenida Coronel José Soares Marcondes, 1199. “O interessado pode pegar um empréstimo de 85% do valor avaliado da joia. Ao fazer, é definida uma data para a liquidez da dívida ou o pagamento dos juros para a renovação do contrato. Trinta dias após o vencimento, o produto entra na lista do próximo leilão”, explica o consultor.