O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou hoje que o governo não trabalha com perspectiva de o trem-bala interligando Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro estar pronto para Copa de 2014, mas sim para a Olimpíada de 2016. A entrega dos envelopes pelos consórcios está prevista para 29 de novembro de 2010. A sessão pública do leilão acontecerá em 16 de dezembro e a assinatura do contrato de concessão será no dia 11 de maio
de 2011.

“Estamos falando de um projeto complexo, nós tivemos que aguardar todo o tempo necessário dos estudos para que o Tribunal de Contas da União examinasse a matéria e se pronunciasse sobre ela; o Tribunal se posicionou, aprovando por unanimidade os estudos que foram encaminhados; depois disso, nós estamos correndo para que os grupos interessados apresentem suas propostas”, disse o ministro.

Segundo Passos, por se tratar de um projeto de grandes ressalvas, de grande dimensão, e que vai demandar diversos anos até ficar pronto, era necessário dar um prazo bastante largo para que os diversos grupos tivessem o tempo necessário para fazer suas avaliações e os seus estudos e tomarem as suas decisões.

“A expectativa é de que (os grupos interessados) entreguem as propostas até o final do mês de novembro e até o dia 16 de dezembro se conheça o vencedor”, disse o ministro, que esteve no Encontro das Indústrias de Infraestrutura para Transporte, que acontece em São Paulo.