O nadador paraolímpico dracenense da equipe Adef/Semelju/Unifadra/Academia Estilo Livre, Alexandre da Silva Fernandes participou no final de semana na cidade de Porto Alegre (RS), da 3ª e última Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico, que contou com a participação de nadadores de todo o País e da Argentina (convidado).
Alexandre que é oriundo da categoria S 7, teve que nadar este ano na categoria S 8, e competir com nadadores com menor comprometimento físico e motor, o que lhe ocasiona desvantagem em relação a estes. Mas o nadador dracenense enfrentou as adversidades com a mudança da categoria e mesmo com desvantagem, conseguiu se manter no topo desta categoria (S 8) e ficou com os vices campeonatos brasileiros nas provas de 50m, 100m e 400m nado livre. No ano passado na categoria S 7, o nadador havia conquistado o campeonato brasileiro nas provas de 50m borboleta e dos 100m nado livre.
Se não fosse uma contusão que passou a incomodar nas últimas 4 semanas antes desta competição, o nadador certamente teria conseguido tempos melhores e ate poderia ficar com o ouro nos 50m e 100m nado livre, onde pela primeira vez nadou os 50m nado livre abaixo dos 32″ segundos, cravando o
tempo de 31″85 e com muita dor conseguiu segurar o 2º lugar geral nos 100m nado livre com o tempo de 1’08″88.
Além de lutar contra a dor no ombro, os nadadores também tiveram um adversário comum, pois com a alteração dos horários das primeiras duas etapas, as provas foram disputadas em turno único, começando as 14hs e terminando as 22h30.
Alexandre nadou nesta última etapa a prova dos 400m nado livre que teve seu termino as 22h10, sendo que depois foi jantar e somente chegou ao hotel as 00hs, tendo que acordar às 6h30h para participar da etapa final no domingo pela manhã, onde nadaria os 100m nado livre.
Mesmo com tudo isso, o técnico Júlio César Monteiro acredita que o saldo do ano foi muito positivo, mesmo o nadador ficando fora de competições importantes, como o Mundial da Holanda, mas em função da evolução apresentada no decorrer deste.
O nadador segundo o técnico Monteiro entra em férias e volta somente a treinar no início do próximo ano, onde deverá ter seu pedido de reavaliação deferido pelo Comitê Paraolímpico Internacional e poder voltar a sua categoria de origem (S 7) e ai sim, estar entre os convocados para os Jogos ParaPanamericos do México, que será disputado em Novembro.