No Paraná, as provas de ciências humanas e da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão reaplicadas hoje (15) em seis municípios: Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Pitanga, Pinhão e Goioerê. De acordo com a assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame, Santa Catarina e Paraná concentram 60% dos alunos prejudicados pelos erros de impressão da prova amarela, aplicada no dia 6 de novembro. No Paraná, 95% dos casos de erro foram registrados em Curitiba.
Em Santa Catarina, a prova será reaplicada em 42 municípios. Principalmente Chapecó e Concórdia, que registraram o maior número de casos de estudantes prejudicados pelos problemas de impressão.
Os estudantes convocados não são obrigados a refazer o Enem. Entretanto, a curitibana Gabrielle Simões, de 17 anos, disse que fez questão de continuar estudando para refazer as provas. “Não posso perder a oportunidade de utilizar o Prouni [programa federal de bolsas universitárias]. Preciso dessa bolsa de estudos para cursar arquitetura em alguma universidade do Paraná. E para conseguir vaga, tenho que ter um bom desempenho nas provas de hoje”. Gabrielle contou que ficou decepcionada quando recebeu, no dia 6 de novembro, o caderno de provas do Enem incompleto e com questões repetidas. “Tinha, por exemplo, duas questões de número 30 e faltava a 31. Espero que hoje não ocorram incidentes”.
Em todo o país , 83 universidades federais e institutos de ensino superior usam os resultados do Enem nos processos de admissão. A prova será reaplicada as 13 horas, em 17 estados: Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Sergipe, Piauí, Pernambuco, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Tocantins, Goiás, São Paulo e Amazonas