Sob um clima de satisfação e otimismo, o reitor em exercício da Unesp Julio Cezar Durigan e o prefeito Célio Rejani assinaram a escritura da cessão de área da Prefeitura para Unesp Campus Experimental de Dracena.
A cerimônia ocorreu no auditório Gabriel José Delgado Martins, no campus universitário, ontem pela manhã. A cessão da área implica no término do convênio entre as instituições. A partir de agora, a unidade experimental de Dracena será gerenciada pela Unesp.
Para o reitor em exercício, Julio Cezar Durigan, o recebimento definitivo da área e o desligamento da Prefeitura possibilitam que a Unesp faça investimentos na unidade. “A Unesp está definitivamente assumindo com todas as letras a Unesp Campus Experimental de Dracena.
A lista de obras para os dois próximos anos já está acordada dentro do plano diretor da Unesp, como a construção de barracão, garagem, poço artesiano, salas para docentes e servidores entre outras”, diz.
Ele também considerou que a unidade tem potencial para instalação de um novo curso. “Nas discussões dos órgãos colegiados, o campus de Dracena está priorizado dentre as unidades novas para a criação do curso de Agronomia”, afirma.
A informação do reitor em exercício corresponde à expectativa do coordenador executivo da Unesp de Dracena, Mário De Beni Arrigoni. “A cessão de terrenos e consequentemente a ampliação do campus permite a instalação de novos cursos de graduação e pós graduação”, avalia. O prefeito Célio Rejani pontuou que o crescimento da Unesp em Dracena proporciona o desenvolvimento de vários setores na cidade com a vinda de alunos de diversas localidades. Ele também agradeceu aos vereadores pela aprovação das leis, propostas pelo Executivo, que dispõem sobre a doação e a cessão de área.
Após a cerimônia, o reitor em exercício visitaria as instalações do campus; ele veio para Dracena pela última vez no início de 2009. Estavam presentes alunos, professores e funcionários da Unesp. Dentre as autoridades, estavam: o prefeito Célio Rejani, o deputado estadual Reinaldo Alguz, o secretário parlamentar Cleber Cesar Bragato representando o deputado Mauro Bragato, o presidente da Câmara Juliano Bertolini, o secretário de Agricultura Eduardo Basso entre outros.