A construção do novo prédio da Escola Estadual Alfredo Machado, ao lado da Apeoesp, está praticamente finalizada. De acordo com a secretária municipal de Educação, Irmes Mattara, o término da instalação elétrica externa do prédio pela Elektro é aguardado para que a instalação elétrica interna também possa ser feita. “A rede elétrica do quarteirão não foi compatível com o prédio”, disse.

Após isso, será feita vistoria final da obra pelos técnicos da FDE – Fundação para Desenvolvimento da Educação e da Prefeitura.

Enquanto as questões legais e burocráticas vão sendo definidas, os móveis escolares como carteiras, mesas, cadeiras, bancos, fogão, geladeira entre outros já foram recebidos. O prédio, que foi construído pelo governo do Estado em parceria com o município, conta com três andares, pelos quais estão distribuídas as salas de aula e sanitários, também possui adaptações para portadores de deficiência, tendo inclusive um elevador e pisos diferenciais próximos às escadas para identificação daqueles que não podem enxergar.

Na escola, que foi planejada para atender as necessidades do ensino em tempo integral, haverá três entradas, uma para funcionários e outras duas para os pais e alunos. Nos bebedouros, foram instaladas torneiras anti-vandalismo para impedir que os alunos as quebrem ou desperdicem água.

A EE Alfredo Machado funciona no antigo prédio do IDEC, no bairro São Francisco, atendendo alunos do ensino fundamental e do ensino médio, além do EJA (Educação de Jovens e Adultos).