O Governo Federal acabou com a exigência de fiador para a concessão de empréstimos do Financiamento Estudantil (Fies), programa de crédito educativo destinado aos universitários da rede privada. A partir de agora, os alunos de baixa renda não precisarão mais ter fiador na hora de pedir o crédito.

A medida vale para quem possuir renda familiar mensal per capita de um salário mínimo e meio ou estiver matriculado em um curso de licenciatura. A opção pelo uso ou não do fiador será feita no momento do pedido do financiamento.
Edson Kai, diretor executivo da Fundec, comentou que a medida ajuda a aumentar o acesso de mais pessoas aos cursos superiores no País e valoriza os cursos de licenciatura.

“Hoje há falta de professores no País. Com esta ação do Governo Federal, a expectativa é que aumente a procura para cursos superiores na área”.

A Unifadra possui os cursos de licenciatura em Arte, Ciências Biológicas, Letras, Matemática, Pedagogia. Recentemente, a instituição promoveu um vestibular somente para cursos de licenciatura, com o propósito de aumentar o número de professores no País.

De acordo com o ministro da Educação Fernando Hadad, a regra já começa a valer neste ano e a meta é chegar a 10 milhões de universitários na próxima década, explicou, lembrando que atualmente há seis milhões de estudantes em cursos superiores.

Nesse novo sistema, o aluno só começa a pagar o financiamento após o período de um ano e meio da conclusão do curso.