Ontem, os diretores e professores da Fundec divulgaram a obtenção do selo do programa de Proficiência IAC para Laboratórios de Análise de Solo para fins agrícolas por parte do Centro de Educação Profissional “Francisco Graziano Filho” (CEP). As unidades, que recebem o selo, seguem os métodos desenvolvidos pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), pioneiro na tecnologia de análises de solos no país.

O diretor executivo da Fundec, Edson Kai, a diretora do CEP/UME, Júlia Portari, a coordenadora pedagógica Regina Luiza Sorano Mazzo e os especialistas em análises de solo e foliar Ricardo Rufato e Márcio Antônio Rodrigues informaram que o resultado foi divulgado na última terça-feira pela direção do IAC.

De acordo com o Edson Kai as análises de solo, até o momento, eram feitas em Pompéia, Presidente Prudente e Piracicaba por falta de tecnologia de ponta na região. “Com esta nova possibilidade, começa um novo ciclo de análise de solo na região que beneficiará diretamente os produtores rurais”, diz.

Júlia Portari ressaltou o trabalho dos especialistas e a estrutura do laboratório da instituição, que possui o espectrofotômetro de absorção atômica. Este equipamento que foi obtido por meio de convênio com o Proep – Programa de Expansão da Educação Profissional – no valor de aproximadamente R$ 90 mil, utilizado nas análises. “O aparelho é importado da Alemanha e vai ajudar associações agrícolas, cooperativas, usinas e produtores rurais nas análises. Trata-se de uma conquista para Dracena e, principalmente, para o desenvolvimento do agronegócio na região”, afirma.

Regina Mazzo lembrou que a instituição possui o curso de especialização em Química, com ênfase em açúcar e álcool, microbiologia industrial e análise de solo e foliar com duração de seis meses, destacando os cursos técnicos. “Os cursos técnicos tem curta duração e a mão de obra é absorvida pelo mercado”, considera.

Edson Kai informou que a previsão para o início das realizações de análises solicitadas por produtores rurais, associações, cooperativas agrícolas, entidades públicas e privadas laboratório seja a partir do próximo mês.

O Programa de Laboratório do IAC é listado como provedor de Ensaio de Proficiência no Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e no EPTIS – The International Proficiency Testing Information System, Berlin, Alemanha. (Com informações do IAC).