Aproximadamente 900 crianças voltam a frequentar as creches municipais (Emeis) a partir de hoje, quando começa o ano letivo de 2011. O número de matrículas foi divulgado com base nos dados do Censo Escolar de novembro do ano passado. Na última semana, as coordenadoras estiveram reunidas com a equipe da secretaria municipal de Educação para tratar das atividades de boas-vindas às crianças. As funcionárias das creches também cuidaram da limpeza e organização dos prédios.
A secretária de Educação, Irmes Mattara, explicou que esta primeira semana de aulas na Educação Infantil é a semana de acolhida, com ações diferenciadas como brincadeiras, jogos e cardápio especial, bem colorido, entre outras coisas que facilitem o processo de adaptação.
“É fundamental acostumar as crianças matriculadas recentemente, para que sintam confiança nas novas pessoas e no novo ambiente”, afirma.
Para as mães que ficam inseguras ou preocupadas com o início da vida escolar dos filhos, a secretária frisa alguns pontos positivos da Educação Infantil, como a interação social e a noção de limites, uma vez que a criança se depara com a rotina estabelecida pela creche e com a convivência em grupo. “Além de cuidar, o enfoque é educar”, descreve.
Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 9 creches em funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, atendendo crianças de zero a quatro anos.
As redes estadual e municipal, ainda não iniciaram o ano letivo, ao contrário da rede particular. No colégio Objetivo, as aulas começaram ontem e no Anglo-Cid começam hoje.