O curso de capacitação “Prevenção: Primeiros Socorros, Higienização e Doenças Infectocontagiosas” para professores e funcionários da rede municipal de ensino teve início ontem (8) à noite na sede da secretaria de Educação com a coordenação da enfermeira Lígia Sinatura.

De acordo com a assessora de Educação Infantil, Vanessa Maria Redigolo Castilho, o curso, que dispõe de parte prática e teórica, tem duração de nove dias com aulas realizadas três vezes por semana. Para participar, a equipe de profissionais foi dividida.

Num primeiro momento, são 60 professores educadores e funcionários das Emeis (creches) Lar Infantil, Criança Feliz, Arco Íris e Sossego da Mamãe, que atendem crianças de seis meses a três anos e onze meses das 7h às 17h. Em março serão 70 profissionais das Emeis restantes e assim, sucessivamente com os profissionais do ensino fundamental.

A secretária municipal de Educação, Irmes Mattara, explica que o curso proporciona que a equipe escolar possa realizar os primeiros socorros, caso seja necessário, além de tratar de temas atuais como higienização e doenças infectocontagiosas.

“Além do investimento na parte pedagógica e no ambiente escolar adequado, há um investimento no cuidar das crianças.

Educação e saúde devem ser trabalhadas conjuntamente, é importante oferecer à criança um ambiente saudável livre de doenças”, afirma.

A iniciativa do curso de capacitação é da Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, que oferecerá vários cursos de capacitação para os professores neste ano.