O tsunami que avança pelo Oceano Pacífico, gerado pelo forte terremoto que atingiu o Japão na madrugada de hoje (11), pode chegar à costa da América do Sul. O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico divulgou um alerta dizendo que a gigantesca onda pode chegar ao Chile, ao Equador, à Colômbia e ao Peru.
De acordo com o boletim, a alta magnitude do tremor e as leituras dos níveis do mar indicam que o tsunami pode causar ”amplo estrago”.
Ainda segundo o alerta, o tsunami ameaça também países próximos ao Japão, como Filipinas e Rússia, e países das Américas com costas no Oceano Pacífico, como México, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, Panamá e Honduras.
Representantes do governo da Rússia nas Ilhas de Sakhalin, no extremo leste do país, promoveram a retirada de cerca de 11 mil moradores na região costeira, antecipando a chegada do tsunami que promoveu destruição no Japão.
Autoridades das Filipinas ordenaram a evacuação de comunidades na região costeira ao leste do país.
O tsunami foi gerado pelo tremor de magnitude 8,9 na escala Richter e que teve seu epicentro a 400 quilômetros da costa do Japão, a uma profundidade de 32 quilômetros.