Ainda faltam mais de cinco meses para o UFC voltar ao Brasil. Mas a entidade começou a preparar o terreno muito antes do evento marcado para o dia 27 de agosto, no Rio de Janeiro. De olho no potencial do mercado verde-amarelo, o maior torneio de MMA do mundo está acertando a venda de uma enxurrada de produtos da marca com estratégia inédita em relação a outros países. Não só isso, como a franquia mantém conversas bastante encaminhadas com patrocinadores nacionais: entre eles, o grupo Hypermarcas, parceiro do Corinthians.

A

té hoje, o Ultimate centralizava a produção e a comercialização de suas mercadorias nos Estados Unidos e tinha apenas um canal para as vendas mundiais, o site de sua loja virtual norte-americana. A exceção ficava por conta de uma minoria de produtos, como cadernos escolares.

Mas agora o Brasil também passará a licenciar as mercadorias do UFC em larga escala. Elas serão produzidas em território nacional com direito a um site exclusivo para as vendas.

“Não vamos produzir tudo aqui, algumas coisas não fazem sentido por uma questão de logística, então vamos importar, como réplicas do cinturão do UFC. Mas a maioria das coisas vamos fabricar por aqui mesmo. Teremos a linha completa da marca sendo vendida no Brasil”, explicou Marcus Macedo, diretor-geral da Exim, empresa responsável pelos licenciamentos.

De acordo com o empresário, os produtos devem chegar ao mercado entre o fim de abril e o começo de maio, e os brasileiros encontrarão uma vasta gama de artigos.

O foco inicial será dado para as roupas, já com a coleção de inverno. Mas outros itens poderão ser comprados, como as miniaturas dos lutadores, calçados, artigos de papelaria, brinquedos, mochilas e até as luvas oficiais do torneio. A revista oficial do evento também terá uma versão brasileira.

Para acelerar a entrada no mercado, a Exim até levou um grupo de varejistas e responsáveis por grandes cadeias de lojas no Brasil para assistir ao UFC 126, no começo de fevereiro, quando Anderson Silva venceu Vitor Belfort.

“Queria que eles vissem o tamanho do evento, quanto é apaixonante. O intuito era mostrar que podem investir nisso, comercializar os produtos sem nenhum temor”, completou Marcus Macedo