A Praça da Cinelândia, no Centro do Rio, serviu de palco hoje (10) para a comemoração do Dia Mundial do Rim, com direito à distribuição de cartilhas, realização de exames de pressão arterial e creatinina e aplicação de um questionário com perguntas para mapear a Doença Renal Crônica (DRC).

As principais causas da Doença Renal Crônica são diabetes e hipertensão. O vereador Edison da Creatinina (PV-RJ), coordenador da campanha, falou da importância de se fazer o exame de sangue para identificar a doença antes que ela se torne crônica.

“Essa doença é assintomática. Todo mundo acha que só está com problema no rim, quando tem pedra no rim, quando arde na hora de fazer xixi ou quando está inchado. Na verdade a pressão alta e o diabetes vão lesando o rim lentamente, às vezes, demora dez, 15 anos e dali, muitas vezes, a pessoa vai direto para a hemodiálise.”

Edison explicou que as doenças renais atingem mais de 10 milhões de brasileiros, embora a maioria não saiba que está doente. A estimativa é que mais de 150 mil pessoas já deveriam estar em programas de diálise, mas apenas 87 mil estão em tratamento, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

“O rim não é apenas o órgão que faz xixi, é um órgão endócrino, controla a pressão arterial, e é vital, se parar de funcionar e não fizer diálise, a pessoa morre”, destacou o médico.

A estudante de 25 anos, Eliana Souza, estava na fila de pessoas interessadas em fazer o teste e saber mais sobre o assunto. “Nunca fiz esse exame. Estou aqui mais por curiosidade e acho importante essas campanhas, seja de rins, colesterol, câncer de mama. Acho que todos deviam fazer e procurar se informar.”

De acordo com a organização do evento, mais de 200 pessoas já haviam feito o exame nesta manhã. O teste que consiste na coleta de uma gota de sangue do dedo em um papel de filtro foi idealizado pelo Instituto Vital Brasil.

“O resultado pode sair em uma hora e meia, é um teste rápido e barato”, explicou o médico Juan Fidel Bencomo Gómez, do Instituto Vital Brasil. Os exames feitos durante a campanha ficarão prontos amanhã (11). Os pacientes que participaram da campanha receberão os resultados por por telefone ou e-mail.