Cerca de três mil estudantes da rede pública fizeram uma passeata hoje (23) à tarde, no centro do Rio de Janeiro, como parte da jornada nacional de lutas, organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE). A manifestação começou ao meio-dia com uma concentração em frente à Assembleia Legislativa, de onde os estudantes seguiram para a Cinelândia.

O atoserviu para apoiar a votação na Câmara Municipal do Projeto de Lei 739/2010 que regulamenta a redução do valor das passagens nos transportes públicos no município do Rio para universitários bolsistas atendidos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e cotistas beneficiados por diferentes políticas públicas.

Segundo o presidente da UNE, Augusto Chagas, a aprovação deste projeto é um estímulo a permanência de jovens, oriundos de classes menos favorecidas, na universidade e uma forma de justiça social. Chagas ainda ressaltou que esse projeto já é lei em outros municípios do país.

Para o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick, o projeto é um direito dos universitários e há otimismo de uma expansão para todos os universitários da rede privada e pública.

Além de reivindicar a meia passagem para os universitários, os estudantes voltaram a defender uma nova votação para o projeto de lei que destina 50% do fundo social do pré-sal para investimentos na área da educação.