jo de todas e de todos. Fazer do perfume a sua marca registrada, fazer com que determinado aroma lembre sua presença é uma arte, afinal qual é o cheiro que mais combina com sua personalidade e como escolher, sem errar, aquele que terá maior durabilidade.

A resposta seria “bem, basta ir a uma boa loja do ramo, cheirar vários, experimentá-los e escolher um, ou dois”, mas na prática isso também requer alguns truques.

Quando sair para comprar perfume, não passe nenhum deles ao sair de casa para que na hora de experimentar um cheiro não atrapalhe outro. Geralmente, só se consegue cheirar três fragrâncias com nitidez, os especialistas garantem que depois disso a capacidade de distinção do olfato fica comprometida. Outro truque é deixar que o atendente borrife o perfume primeiro na tarja de papel e depois selecionar um ou dois e borrifar diretamente na pele, ou seja, pulso, na dobra interna do braço e nunca nas mãos.

Para ter certeza de que o perfume é mesmo o desejado, o ideal é esperar cerca de uma hora depois de ter sido passado na pele para que se possa avaliar e escolher com segurança.

A pele de cada pessoa reage de maneiras diferentes ao mesmo perfume, assim aquele que cheira super bem na amiga poderá não fazer o mesmo efeito em você.

Na hora da compra, além de experimentar, os cuidados básicos são os mesmos de qualquer compra, verifique se a embalagem não está violada, verifique a data de validade, verifique a cor do produto (se estiver mais escuro no fundo do frasco é sinal de que está vencido). Prefira sempre os perfumes em spray porque conserva melhor a fragrância.

E qual deles escolher? Bem, isso depende do gosto e bom senso de cada um.

Os perfumes mais fortes, à base de ingredientes mais intensos como os de madeira, baunilha e musgo devem ser usados com cuidado, É apropriado para noites sofisticadas e deve ser passado em quantidades pequenas.

Já os cítricos e refrescantes são mais democráticos e vão muito bem no dia a dia, como ir ao trabalho ou à escola. A água-de-colônia uma excelente opção porque deixa a pessoa cheirosa sem “intoxicar” ninguém.

Para namorar, nada como as essências florais, mas nada impede regar os momentos românticos com algum aroma amadeirado, afinal perfume também serve para seduzir, mas tenha certeza de que o parceiro, ou parceira, realmente goste e sinta-se bem com este tipo de fragrância que costuma ser considerada muito forte.

No verão, a dica é usar os aromas cítricos e marinhos, no entanto não existe uma regra rígida para se usar perfumes.

Vale usar o bom senso sempre; cada um pode usar o que quiser, tudo depende do quanto e como se pretende fazer notar.

Outro “problema” que ronda os perfumes é a sua durabilidade. Como fazer para ficar mais tempo perfumada?
Bem, aí vão algumas dicas: em vez de aplicar atrás das orelhas ou na dobra dos braços, experimente passar nos cotovelos e nos ombros, partes do corpo onde a transpiração é menor e, conseqentemente, ocorre menos evaporação do aroma.

Outro truque é embeber um chumaço de algodão e colocá-lo dentro sutiã, entre os seios. A fixação do perfume não depende da quantidade e nem da qualidade, mas sim de sua composição; aqueles compostos por ingredientes tais como musgo, baunilha e madeira costumam durar mais, podendo ficar na pele por até dez horas.

Você é daquelas, ou daqueles, que adora expor seus frascos de perfume naquela prateleira de vidro no banheiro? Pois é, você está comprometendo seriamente o rendimento do seu perfume que deve ser guardado dentro das caixas originais, em lugar seco e bem longe da luz direta ou indireta, ou seja, deve ficar dentro da gaveta ou do armário, nunca exposto aos vapores quentes do banheiro.

Quando viajar, prefira uma nécessaire térmica para levar seu perfume. Ao chegar ao destino, coloque o perfume na geladeira para que volte a temperatura normal, principalmente se for verão.