O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou que a melhora na avaliação sobre a influência do Brasil no mundo, verificada em pesquisa da BBC divulgada hoje (7), se deve ao modo com que o país se relaciona com as outras nações e à aprovação do modelo de desenvolvimento brasileiro.

“Acho que podemos atribuir isso [a melhora na avaliação] a um modelo no Brasil que associa democracia com crescimento inclusivo, geração de emprego e também uma forma de interagir com o resto do mundo, que é baseada em soluções diplomáticas para problemas, cooperação para reduzir a fome e a pobreza e cooperação para criar mais mecanismos democráticos a fim de lidar com questões globais”, disse.

Segundo o ministro, nos últimos anos, o Brasil estabeleceu como prioridade “comunicar-se com o mundo”. Essa postura implicou a abertura de embaixadas em vários países da África, do Oriente Médio e da Ásia Central, regiões onde a diplomacia ampliou consideravelmente sua atuação.

De acordo com o Itamaraty, 52 missões brasileiras foram abertas nos últimos oito anos. Como resultado, hoje o Brasil mantém relações diplomáticas com 191 dos 192 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).