O velório do ex-vice-presidente José Alencar em Belo Horizonte ocorrerá no Palácio da Liberdade, hoje, a partir das 9h, com encerramento às 13h. A chegada do corpo está prevista para 7h30, na Base Aérea da Pampulha, e 8h30 no Palácio. A visitação pública deverá ter início às 9h, com acesso por meio do portão frontal, da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.

Ontem, o corpo de Alencar foi velado em Brasília. Pela manhã, familiares e autoridades tiveram acesso ao Salão Nobre do Palácio do Planalto, onde o corpo foi recebido com honras de chefe de Estado, a pedido da presidente Dilma Rousseff. Uma missa foi celebrada pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu em São Paulo às 14h41 de terça-feira (29). Ele tinha 79 anos e lutava há 14 contra o câncer. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos em decorrência da doença. Alencar estava internado desde segunda-feira na UTI do Hospital Sírio Libanês em São Paulo, em estado crítico com quadro de oclusão intestinal e peritonite.

Ao longo do dia, sua pressão arterial chegou a níveis muito baixos, o que impedia a realização de uma intervenção cirúrgica. O ex-vice-presidente deixa esposa, Mariza Gomes da Silva, três filhos, Josué, Maria da Graça e Patrícia, netos e bisnetos.