Dia 15 de abril se comemorou o Dia Nacional da Conservação do Solo e o estado de São Paulo possui leis sobre o uso e conservação do solo. Estas leis não têm o objetivo de punir quem utiliza o solo de forma irregular, mas sim orientar o produtor rural para que se utilize a terra sem comprometer sua produtividade.

A fiscalização de conservação de solo e aplicação da lei é de responsabilidade da Coordenadoria de Defesa Agropecuária de Dracena. Diversos trabalhos estão sendo desenvolvidos em nossa região no sentido de evitar danos ao solo agrícola. O solo deve ser utilizado pelas atuais e futuras gerações e a participação da Coordenadoria de Defesa Agropecuária na área de conservação do solo vem colaborando para que nossos solos sejam utilizados de forma racional e sustentável melhorando a qualidade de vida da população, seja na parte econômica ou na ambiental.

Atualmente a legislação do estado de São Paulo em relação a conservação do solo é referência para vários estados de nossa federação e o reconhecimento do trabalho na aplicação das leis, o que demonstra a preocupação do estado em preservar o solo agrícola, patrimônio da humanidade.

Deusdele Antônio Ferreira – diretor do EDA Dracena.