A Emefi Amador Franco da Silveira, do distrito de Jamaica, foi premiada por suas boas práticas no brincar, na capital paulista, na última quarta-feira (20).
A instituição ficou entre as 30 melhores escolas públicas e privadas de Ensino Infantil e Fundamental I de todo o País, avaliadas pelo Programa Pelo Direito de Ser Criança pela marca OMO, da Unilever com o apoio do Instituto Sidarta.
A cerimônia de premiação ocorreu no Complexo Cultural Júlio Prestes – Estação das Artes da Sala São Paulo em evento, que reuniu representantes das escolas premiadas e homenageadas; gerentes e diretores da OMO e da Unilever; especialistas em educação e desenvolvimento infantil que participaram da comissão avaliadora. Os alunos de Jamaica acompanharam na escola, a transmissão do evento simultaneamente (ao vivo) pela internet.
Três escolas foram homenageadas e outras 31 premiadas por possuírem as melhores práticas ‘do brincar’ e do ‘aprender pela experiência’ no processo de desenvolvimento infantil.
Para a coordenadora responsável pelo projeto, Marcilei Batista Reganham, ser selecionado e premiado pelo programa é algo marcante não só para a escola, mas também para o distrito. “É uma forma de incentivar outras pessoas a acreditarem no potencial de seu trabalho”, afirma.
A diretora geral de Educação, Valéria André da Costa considerou que no evento foi possível conhecer outras iniciativas “Tivemos a oportunidade de conhecer outras experiências do brincar”, conta. A diretora da Emefi, Rosilene Aparecida Grosso agradeceu o apoio do prefeito Célio Rejani e da secretária municipal de Educação, Irmes Mattara.
Na 3ª edição do Programa, que recebeu mais de quatro mil inscrições de 895 municípios do País, foram anunciadas as “Melhores Práticas” e as “Boas Práticas” para as categorias “Selo Aqui Se Brinca (destinada às escolas de Educação Infantil) e “Selo Aqui Se Aprende” (destinada às escolas de Ensino Fundamental I). No evento, três escolas receberam menção honrosa por possuírem práticas consideradas relevantes e já terem sido vencedoras em edições anteriores.
As cinco escolas premiadas como “Melhores Práticas” das duas categorias recebem um parque educativo. São elas, na categoria Selo Aqui Se Brinca (Ensino Infantil): Fundação Educacional João XXIII (privada) Porto Alegre (RS); Escola Municipal São Francisco (pública) Luzerna (SC) e Viverde Escola de Educação Básica (privada) – Bragança Paulista. Na categoria “Aqui Se Aprende (Ensino Fundamental I): E.M.E.F Carlos Frederico Schubert (pública) – Montenegro (RS) e Escola de Ensino Fund. E Ed. Infantil Amigos do Verde (privada) – Porto Alegre (RS).
Já as 26 escolas ganhadoras do prêmio de “Boas Práticas”, também para ambas as categorias, são contempladas com um brinquedo desenvolvido para potencializar a experiência do brincar, uma gangorra em forma de splash. As escolas também ganharam uma placa de prata.
Na região, além da cidade, uma escola de Presidente Prudente também foi premiada, o Colégio de Ed. Infantil e Ensino Fundamental Cotiguara (privada).
A gerente de marketing da OMO, Paula Lopes ressaltou a atuação da empresa na sociedade. “Estimulando o desenvolvimento infantil, estaremos estimulando o desenvolvimento do potencial de cada pessoa”, diz.
O evento foi apresentado pela preparadora de atores Rosana Garcia, que consagrou-se no papel de Narizinho na primeira versão do seriado Sítio do Pica-Pau Amarelo realizado pela TV Globo.