Até as 11h de ontem (2), aproximadamente 315 pessoas haviam comparecido ao Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara, para efetuar o cadastro ou atualizar os dados no Sistema Único de Saúde (SUS). Dessas, 121 fizeram exames de glicemia; 30 de tuberculose; 15 de papanicolau e107 tiveram a pressão arterial aferida. O atendimento iria até as 16h.

O cadastramento consiste no processo por meio do qual são identificados os usuários do SUS e seus domicílios de residência. Por meio do cadastro será possível a emissão do Cartão Nacional de Saúde para os usuários e a vinculação de cada usuário ao domicílio de residência, permitindo maior eficiência na realização das ações de natureza individual e coletiva desenvolvidas nas áreas de abrangência dos serviços de saúde. Também permite a construção de banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde é obrigatório que todos os usuários do sistema tenham o “Cartão Nacional de Saúde” para consultas, vacinas, exames, encaminhamentos para o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e Pronto Atendimento Municipal. A exigência deve ser cumprida também pelo cidadão que possui convênio médico.

Muitos dos que procuram pelos atendimentos na área da saúde no município não possuem o cartão, que se tornou obrigatório em todas as unidades por exigência do SUS. O cartão seria impresso na hora, após a confirmação dos dados do cidadão.

A secretária municipal de Saúde, Milena de Castro informou que o objetivo do mutirão no sábado é atender grande parte da população, que não tem possibilidade de procurar o Centro de Saúde durante a semana devido aos compromissos de trabalho e estudos. Ainda assim quem não tiver comparecido poderá procurar as unidades de saúde mais próximas para efetuar o cadastro e atualização no sistema durante a semana.