Na terça-feira (12) à noite, na Emefi João Vendramini, foi realizado o I Seminário Municipal de avaliação do processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na educação básica de Dracena.

A secretária da Educação, Irmes Mattara, iniciou o encontro agradecendo a presença dos pais e destacando o trabalho na educação especial com as salas de recurso que atendem mais de 50 crianças na rede municipal.

Também foi apresentado vídeo sobre o Projeto Ver, Ouvir e Movimentar, experiência que ganhou o Prêmio Ações Inclusivas do Governo do Estado de São Paulo e foi publicada em catálogo mostrado aos pais pela secretária.

O Seminário é proposto pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e organizado pela Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de identificar e analisar fatores que favoreçam ou dificultem a inclusão escolar, tomando-os como base para melhorar este processo.

A avaliação foi feita em grupos, considerando temas como estrutura física e material, socialização, aprendizagem e satisfação. Participaram professores e alunos das salas de recurso, professores da rede municipal que tem alunos incluídos, coordenadores pedagógicos, equipe multiprofissional da Secretaria de Educação, equipe multiprofissional da Apae de Dracena e pais. Os resultados serão encaminhados à Federação Nacional das Apaes.