Você está cansado da sua rotina, cheia de trabalho e estressante? Faça as malas e passe uma semana em Porto Seguro. O preço é bem acessível e por isso dá para levar a família, sendo que o destino também é propício para momentos a dois.

Muito se fala sobre Porto Seguro e alguns comentários não correspondem exatamente a verdade. É preciso abrir a alma para entender aquele lugar.

Porto Seguro fica no litoral sul da Bahia e foi ali que Cabral e suas caravelas alcançaram o Brasil por isso não faltam lugares históricos para se visitar; tem até uma réplica de uma das naus portuguesas, na qual você pode entrar e sentir um pouco o “drama” dos viajantes daquela época. Esta visita é capitaneada por simpáticos guias adolescentes que esbanjam no bom humor e na boa conversa.

Quando se fala em Porto Seguro, imediatamente o lugar é associado ao Tôa Tôa, uma excelente “cabana de praia”, como dizem os nativos, localizada na Praia de Taperapuan, que nada mais é do que um complexo de lazer à beira mar totalmente protegido do sol ou da chuva, com cadeiras e mesas e boas opções de comidas e bebidas, que vão desde a um farto e apetitoso self service a outros pratos, servidos na mesa. O menu oferece tudo o que se costuma consumir numa lanchonete e também os pratos típicos da Bahia. E mais, o acarajé ganhou uma barraca só para ele e ali você também conta com um serviço de guarda-volume a um preço praticamente simbólico. É no Tôa Tôa que a animação acontece; num palco, dançarinos sarados e para ninguém botar defeito ensinam os mais variados tipos de danças e quando o calor aperta, jatos de água refrescam a galera.

Mas, se você não quiser participar, pode sentar-se mais afastado, degustar as iguarias e apenas apreciar o movimento. Nas redondezas do Tôa Tôa estão localizados dezenas de hotéis, basta atravessar a avenida e você ganha a praia.

Se você é daqueles que gosta da agitação, mas também prefere os seus momentos de sossego, a solução é hospedar-se nos hotéis existentes entre o Tôa Tôa e o centro da cidade. Na Praia de Curuípe, por exemplo, existe um hotel que mais parece um resort (e a título simplesmente de informação é o Porto Seguro Praia Hotel), que também tem a sua própria “cabana de praia” onde os hóspedes desfrutam de mesas, cadeiras e espreguiçadeiras, além de bar comandado por garçons simpáticos e muito bem humorados.

Existem outros hotéis deste tipo nas proximidades e vale a pena consultar uma agência de viagens, pois oferecem excelentes serviços, são localizadas à beira da praia e ainda tem piscina com água aquecida pelo sol da manhã.
Falando um pouco do centro da cidade, é um pouco caótico por causa do trânsito e o visitante tem a sensação de que o lugar é desorganizado, mas logo se acostuma ao jeito e percebe que o local oferece uma boa estrutura, tem farmácias, supermercado, lojas interessantes e cheias de souveniers, vários restaurantes e lanchonetes. A noite, o comércio fecha e a principal avenida se transforma na
famosa Passarela do Álcool, na qual a diversão é garantida.

Mas, e as praias? O mar é calmo e de um azul esverdeado de doer os olhos. Revigorante é caminhar pela orla desde o centro da cidade até o Tôa Tôa, com a água batendo nas pernas, mas é preciso ficar atento com o horário da maré que quando sobe encobre dunas de areia e locais, nos quais você podia andar ou nadar tranquilamente.

Conhecer as belezas de Porto Seguro é fácil e o preço é bom, mas sempre vale a pena pechinchar. Além dos serviços prestados por uma poderosa agência que opera naquela região, os hotéis também tem suas próprias opções e ainda você poderá alugar um carro e passear à vontade em Troncoso, por exemplo.

Um dos lugares mais bonitos é Arraial D´Ajuda e Praia de Taípe; nesta “aventura” um dos pontos mais emocionantes é a travessia de balsa pelo Rio Buranhém com vistas lindíssimas ao manguezal e ao encontro do rio com o mar separado pelo paredão de recifes de corais, seguindo pela estrada do Arraial com uma bela visão panorâmica da cidade de Porto Seguro e contato direto com a Mata Atlântica até chegar à Praia de Taípe. Em Arraial D´Ajuda, o visitante conhece o seu casario típico e a famosa Broadway, onde nas noites de verão tem muita animação e gente bonita.

Outro passeio muito procurado é o Recife de Fora, que está sujeito às condições da maré. Funciona assim: pela manhã ou pela tarde, dependendo da tábua de maré fornecida pela Capitania dos Portos. Chegando no local, o visitante é conduzido para uma embarcação exclusiva e equipada com coletes salva-vidas, banheiro, bar a bordo e dois decks (sol e sombra), com direção ao Parque Marinho do Recife de Fora. O passageiro poderá fazer mergulho de superfície, uma vez que o lugar é ideal para a prática do esporte. Tem a opção de mergulho em uma das 3 maiores piscinas naturais deste recife, com milhares de espécies marinhas, como: peixes, lesmas, mariscos, diversos corais entre outros seres vivos.

Se não existe interesse em nenhum destes passeios, vale a pena ficar tranquilo no hotel, desfrutando da cabana de praia ou da piscina, mas fique atento às várias opções de hospedagens oferecidas principalmente quanto à localização, pois nem sempre os mais baratos são os melhores localizados.

E mais, não se assuste ao desembarcar do avião, pois o Aeroporto de Seguro está passando por reformas e o visual deixa muito a desejar, no entanto esta primeira impressão é totalmente esquecida quando você sentir o vento morno no rosto, ver o balançar dos coqueirais e a cor do mar, tudo regado a hospitalidade do baiano.

E, por último, não deixe de experimentar um suco de cacau (que em nada lembra o chocolate) bem gelado! E a água de coco, então! Geladíssima, aliás este é um dos pontos positivos de Porto Seguro, a temperatura chega aos 40 graus em compensação, as bebidas são geladas no ponto certo.

Consulte uma agência e veja as excelentes opções. Boa viagem.