A Estância Turística de Presidente Epitácio ganhará, em breve, o maior farol da América Latina, com 70 metros de altura. Os recursos para a construção serão liberados pela Secretaria Estadual de Turismo. O farol custará R$ 3 milhões e será edificado na Orla Fluvial. A assinatura do convênio aconteceu na manhã desta quarta-feira (18).

Nessa terça feira (17), uma audiência foi realizada em São Paulo, com a participação do prefeito de Epitácio, José Antônio Furlan, o secretário estadual Márcio França e o deputado estadual, Ed Thomas (PSB). França garantiu a liberação de R$ 3 milhões para a construção do maior farol fluvial turístico da América Latina.

Segundo o secretário municipal de Turismo de Epitácio, Lorival Mendes Magalhães, o farol atenderá a dois objetivos: aumentar a segurança no lago e fomentar o turismo local. “Claro que o objetivo maior é orientar a navegação. Hoje temos um cenário de mar, onde as ondas chegam até dois metros. Porém, acaba se tornando um atrativo turístico, fato importante para uma estância”, fala.

O farol terá cerca de 70 metros de altura e 10 metros de diâmetro, contando ainda com quatro pavimentos. “Será o maior farol da América Latina. Um empreendimento de muita importância não só para a cidade de Presidente Epitácio, mas também para toda região”, diz Ed Thomas.

Atualmente, a orientação de navegação no lago é realizada pela Marinha através do projeto Salvamar. “Hoje dependemos da Marinha que faz o serviço de orientação por rádio. Aqui, o lago possui até 18 km de largura em algumas partes. O farol vai ajudar muito na questão operacional. Só para ter uma base, o farol poderá ser visto no Campinal”, explica Magalhães.

Com informações do Portal Prudentino.