A experiência educacional Cultura Afro-Brasileira e Indígena, desenvolvida pelas professoras Ilda Lúcia Alves Ferreira Matsui e Sueli de Oliveira Mansour juntamente com os alunos e a comunidade, na Emefi Amador Franco da Silveira, no distrito de Jamaica, no ano passado foi publicada no livro Município que Educa – Inovações em Progresso, resultado da parceria entre IPF e Undime/SP.

O trabalho teve como objetivo mostrar o valor que a leitura e a escrita desempenham no crescimento intelectual das pessoas e, especificamente, apresentar o tema Cultura Afro-Brasileira e Indígena, a partir de diferentes gêneros textuais. Para isso, foi proposto aos alunos contato com diferentes gêneros textuais – tais como desenhos, crônica, fábulas, poesias, acrósticos, entrevistas, textos literários e outras atividades a respeito do tema, visando expandir as potencialidades dos alunos e o respeito à diversidade cultural.

O desafio foi enfrentar o receio de escrever e no momento da escrita, era feita uma pausa para a reflexão sobre o racismo, o preconceito e a discriminação.

De acordo com as professoras, a experiência proporcionou o envolvimento e a participação de cada aluno nas atividades individuais e coletivas, a reflexão e o aprendizado sobre os povos e a cultura afro-brasileira e indígena, desenvolvendo as potencialidades dos estudantes.

A coordenadora pedagógica da escola, na época do desenvolvimento do trabalho e inscrição era Marcilei Batista Reganham.