Na última terça-feira (24), 366 oficiais da Polícia Militar do Estado foram promovidos pelos critérios de antiguidade e merecimento. O dia 24 de maio é uma das datas escolhidas para a promoção conforme Decreto-Lei 13.654/43, o qual dispõe sobre a promoção de oficiais da Força Policial do Estado, por ter como marco histórico a batalha do Tuiuti. Esta batalha é considerada pelos historiadores militares como um dos mais importantes combates entre forças oponentes, a maior e mais sangrenta travada na história da América do Sul. As demais datas de promoção são o dia 25 de agosto, dia do soldado e nascimento do patrono do exército Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias e 15 de dezembro, o qual se comemora a fundação da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O posto para oficiais e graduação para as praças são escalonados da seguinte forma: as praças ingressam na instituição, como soldados 2ª classe e seguem na carreira como: soldado 1ª classe, cabo, 3º, 2º e 1º sargento e subtenente; os oficiais após cursarem a Academia do Barro Branco em São Paulo formam-se aspirantes à oficial e posteriormente seguem na carreira passando por 2º tenente, 1º tenente, capitão, major, tenente coronel e por fim coronel.

A referida promoção foi publicada em Diário Oficial do Estado no dia 25 de maio de 2011. O 1º tenente da Polícia Militar Eder Mazzini Bressan, do 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior foi um dos promovidos. O referido oficial é atualmente comandante do Pelotão de Força Tática.