O deputado Mauro Bragato acompanhou na quarta-feira, 22, audiência do provedor da Santa Casa, Altamir Alves e o diretor do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Dracena, Talel Salle com o coordenador regional da Secretaria Estadual da Saúde, Afonso Viviane para quem apresentaram reivindicações.

Os pedidos para o coordenador da Saúde são para a inclusão da Santa Casa de Dracena no Programa Estadual Pró-Santa Casa que repassa auxílio financeiro mensal fixo para compensar o déficit das santas casas e hospitais em relação à tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Pedimos também que as cirurgias eletivas marcadas pelo AME, sejam realizadas na Santa Casa de Dracena” informou o provedor. Atualmente essas cirurgias são encaminhadas para o Hospital Regional Estadual (HR) de Presidente Prudente e a Santa Casa deixa de receber receitas.

“Com essa medida a Santa Casa vai receber pelas cirurgias realizadas e as prefeituras da região estarão economizando nas despesas com ambulâncias usadas no transporte dos pacientes para Presidente Prudente, dessa forma os pacientes também serão beneficiados porque estarão mais próximos de suas moradias”, afirmou Altamir.

Segundo Talel Salle, o AME de Dracena vem apresentando resultados positivos, mas o encaminhamento das cirurgias eletivas para o Hospital Regional acaba causando um outro problema, a falta de vagas para a realização de cirurgias no Hospital.

“O HR possui uma demanda muito grande pela quantidade de municípios atendidos e com isso se forma a fila de espera para as cirurgias”, explica o diretor do AME.

Segundo Salle, por mês são encaminhados pelo Ambulatório Médico de Dracena para o HR procedimentos de 300 a 400 cirurgias.

Salle citou como exemplos as operações oftalmológicas em que a maioria dos casos é de catarata e no sistema vascular no qual cerca de 90% as cirurgias necessárias são de varizes.

Ambas assim como outras cirurgias, de acordo com o diretor podem ser realizadas na Santa Casa de Dracena.

“A reunião foi muito boa, assim como a receptividade do coordenador. O deputado foi incisivo nas colocações mostrando a necessidade de aprovação dos pedidos”, afirmou Altamir.

O provedor, o diretor do AME e o diretor administrativo da Santa Casa, Alessandro Mendes que também esteve na audiência, agradeceram ao deputado pelo apoio nas reivindicações. O AME de Dracena é gerenciado pela Santa Casa.