A Eco Educação, como ficou conhecida, é uma exposição anual de trabalhados dos alunos da rede municipal de ensino de Dracena relativa ao meio ambiente. No mês de março, as escolas recebem um determinado tema e o desenvolvem com a participação de todos os alunos e professores, apresentando o resultado na primeira semana de junho, quando se comemora o Dia do Meio Ambiente (5 de junho).
Há três anos, a Eco Educação é realizada no Galpão da Fapidra, com cada vez mais destaque. Além das escolas, outras instituições passaram a integrar a mostra. A secretária municipal de Educação, Irmes Mattara explica que a proposta é criar um espaço para divulgar as atividades referentes ao meio ambiente, pesquisas, projetos e outros em andamento na região.
“Os temas do meio ambiente podem ser trabalhados nas disciplinas de ciências e português, por exemplo, com a produção de textos, e com as atividades de pesquisa, os alunos ficam mais ligados ao que acontece no mundo. O principal objetivo da mostra é despertar o interesse dos alunos pelos temas e também a conscientização maior em relação ao meio ambiente”, disse a secretária.
A última Eco Educação ocorreu na semana passada, de quarta a sexta-feira, e contou com apresentações musicais, dança e o desfile de roupas confeccionadas com materiais recicláveis, uma das atrações do evento.
A criatividade e beleza dos trajes chamaram a atenção da platéia, composta pelos pais de alunos, autoridades e visitantes. Na passarela, peças feitas de jornal, revistas, sacolas plásticas, bagaço de cana, filtros de coar café, alumínio de latinhas e garrafas pet.
A Unesp de Dracena também esteve na exposição abordando a guarda consciente de animais, e a ONG Arca de Noé, falando da proteção de animais abandonados.