Quando chega o mês de junho, os amantes das plantas e flores da cidade e região já esperam pela tradicional Expo Verde e Flor promovida pelo Grupo de Fraternidade Espírita Severino Chagas, na avenida Presidente Roosevelt (esquina do Supermercado Prata).

Neste ano, a exposição será nos dias 22 a 25, das 9h às 21h e no domingo (26), das 9h às 12h.
Aqueles que adquirirem as flores ou plantas de Holambra contribuem para as atividades desenvolvidas pela Casa do Caminho e Grupo Severino Chagas.

CASA DO CAMINHO – Fundado em 1984, o núcleo de estudo, assistência e desenvolvimento do Grupo de Fraternidade Espírita Severino Chagas foi criado para atender a comunidade do Jardim Brasilândia, que na época era muito necessitada. A coordenadora geral do Grupo de Fraternidade Espírita Severino Chagas, Rosalice Martins de Oliveira Spinosa explica que a ideia era auxiliar as pessoas no local sem fazer que elas tivessem que se deslocar até o centro da cidade, onde está localizado o prédio do Severino Chagas. “Não adiantava promover as atividades e as pessoas não terem condições de vir participar, por isso, a escolha do núcleo ser instalado aqui, no bairro”, diz.

Dois anos mais tarde, a sede foi construída à rua Casemiro de Abreu, 66, onde funciona até hoje.

A Casa do Caminho possui tanto a parte doutrinária, que envolve evangelização e grupos de estudo como a parte assistencial, com destaque para a Sopa Fraterna. Rosalice conta que se trata de um projeto de distribuição de alimentação, que teve início no ano 2000, quando uma vez por semana, era servida sopa.

O nome do núcleo assistencial não foi escolhido ao acaso. A coordenadora geral explicou que o nome foi escolhido como homenagem a Casa do Caminho, do apóstolo Pedro. Ela contou a passagem de que após a crucificação de Jesus Cristo, o apóstolo Pedro continuou o trabalho de evangelização e fundou uma casa, na beira do caminho para Roma, em que recebia pessoas doentes e tratava delas. “Assim surgiu a primeira casa assistencial, a Casa do Caminho”, considera.

Atualmente, são oferecidas refeições de segunda-feira a sábado, das 17h30min. às 18h. Aos sábados são servidas duas refeições uma vez que algumas crianças frequentam a entidade.

No dia em que a reportagem visitou a entidade aproximadamente 25 pessoas apareceram para jantar, mas o número pode variar bastante. De acordo com Regina Garcia, que juntamente com José Roberto Manrique são os coordenadores de Assistência Social do Grupo de Fraternidade Espírita Severino Chagas, nos períodos de recesso escolar e férias a frequência para a última refeição do dia pode aumentar até 20%. “Nessa época, recebemos mais crianças”, conta.

Não há nenhum tipo de restrição ou exigência, qualquer pessoa pode comparecer ao local para se alimentar. Com o tempo, a sopa foi substituída pelo macarrão, arroz, feijão, carne, verduras e legumes.

A Casa do Caminho possui apenas duas funcionárias – uma cozinheira e uma educadora social – o restante do trabalho é feito por equipes de voluntários fraternistas, que se revezam. Em alguns casos em que a pessoa é doente, a alimentação é levada para ela. E se, por ventura é verificado que a alimentação irá sobrar, marmitas são preparadas para as pessoas levarem para casa.

O trabalho de caridade e possível graças a doações de empresários, comerciantes e população em geral.

Há um convênio com a Prefeitura, mas também há uma contrapartida. O Grupo de Fraternidade Espírita Severino Chagas está cadastrado no programa da Conab e recebe hortifrutigranjeiros. Ainda assim, grande parte das doações é obtida pela Campanha do Quilo, que consiste na arrecadação de alimentos por voluntários fraternistas, no segundo domingo de cada mês, num setor da cidade. Cestas básicas também são montadas e distribuídas a famílias, que passam por triagem, entrevista e cadastro.

Rosalice esclarece que a caridade é o principal pilar da doutrina espírita. “Fora da caridade não há salvação. Nós seguimos o ensinamento de Jesus no sentido de trabalhar em favor do próximo, fazer ao próximo o que gostaríamos que fosse feito com a gente. Sentimos alegria em servir”, descreve.

SERVIÇO – Doações de alimentos e roupas podem ser entregues no Grupo de Fraternidade Espírita Severino Chagas, durante a semana a partir das 18h.