A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Proteção da Biodiversidade e Recursos Naturais e o Instituto Florestal,  realizou nos dias 6 e 7, a denominada Operação Amazônia, com objetivo de fiscalizar o comércio de madeiras em estabelecimentos comerciais e o transporte desses materiais nas principais rodovias do Estado. Foram empregados em 87 pontos do estado, 558 homens, sendo fiscalizados 61 estabelecimentos comerciais.

Desses estabelecimentos, quatro tiveram seus pátios bloqueados por dificultarem a fiscalização. Pelas regras os pátios devem estar sempre organizados, com as madeiras separadas por DOF (Documento de Origem Florestal) e por espécie. Quando esses estabelecimentos corrigirem seus pátios para fiscalização, no prazo máximo de 30 dias, poderemos ter novas autuações, reflexo da Operação Amazônia. 
 
Ao todo, foram 583 pessoas abordadas e consultadas, 343 veículos e seis motocicletas foram fiscalizados, sendo apreendido um quilo de maconha, com duas pessoas presas em flagrante. Ainda, 170 registros em Boletins de Ocorrência, os quais resultaram em 50 Autos de Infração Ambiental, totalizando em valores de multa impostos: R$ 2.227.431,99 – não houve apreensão de madeira, seja no transporte, ou seja, armazenada em pátios. Os valores de multa impostos foram decorrentes de diferença de saldos constatados no sistema DOF e demais documentações das empresas.