Treinamento voltado à produção e gestão de viveiro florestal foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Florestas – IBF – na Penitenciária Compacta de Dracena, nos dias 23 e 24 de maio. A ação faz parte do Programa Semear.

Nessa etapa, 16 sentenciados receberam treinamento quanto à adubação de base; preparo do substrato; quebra de dormência, semeio e controle de irrigação.
Estiveram presentes três membros do IBF, entre eles, o diretor presidente Solano Aquino.

PROGRAMA SEMEAR – O Instituto Brasileiro de Florestas (IBFlorestas), associação sem fins lucrativos que tem por objetivo o trabalho de reflorestamento e proteção de florestas, inaugurou o Programa Semear, em Dracena, em maio do ano passado. Ficou definido que a atividade seria desenvolvida na Penitenciária Compacta da cidade e também contaria com a Prefeitura de Dracena, Ministério Público e as usinas de álcool e açúcar da região.

O objetivo do programa é oferecer aos detentos da Penitenciária Compacta de Dracena aulas e treinamento técnico para que possam criar um viveiro florestal dentro do presídio, promovendo a capacitação profissional dos presos. A partir disso, será possível criar um instrumento de reintegração dos penitenciários à sociedade unindo-os a causas ambientais e tornando-os pessoas com conhecimentos específicos, capazes, portanto, de voltar ao mercado de trabalho no futuro.

Ainda na cerimônia de lançamento do Programa foi divulgado que a meta seria alcançar uma produção anual de até 2 milhões de mudas nativas. Parte dessas plantações será distribuída entre as usinas financiadoras do projeto para que possam dar início ao trabalho de recomposição da mata ciliar na região.

IBFLORESTAS – É uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo o reflorestamento e a proteção de florestas nativas. Fundado em 2006 pela Família Aquino, atualmente contempla a maior rede de produção de mudas florestais nativas do Brasil.

Localizadas nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina produzem mudas de árvores do bioma Mata Atlântica e Cerrado para todo o país. O instituto tem como missão o desenvolvimento de projetos socioambientais que envolvam pessoas e empresas com a finalidade de recuperar as florestas nativas. Para isso, orientam proprietários rurais companhias privadas na gestão e execução de projetos e programas socioambientais.