A Secretaria da Educação de Dracena reuniu diretores e coordenadores das escolas da rede municipal, ontem (14) à tarde, para discutir e analisar os resultados do Saresp 2010 – (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
Entre os principais pontos destacados pela secretária Irmes Mattara está o desempenho dos alunos da rede na disciplina de matemática, cujo índice subiu de 77,9% (na avaliação de 2009) para 86,3% (2010). Este índice também é maior do que o alcançado pela rede estadual em 2010, que foi de 64,8% para matemática.
Com relação à língua portuguesa, o índice da rede municipal dracenense também cresceu de 73,7% (2009) para 75% (2010).
No Estado, o índice foi de 61,3% (2010). As notas do Saresp compõem o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) que ainda considera dados da progressão (promoção ou repetência dos alunos) e da evasão escolar.
O Idesp das escolas da rede municipal de Dracena foi de 4,91 em 2009, subindo para 5,47 em 2010. Referente a este índice, a secretária Irmes ressaltou que todas as escolas da rede melhoraram os resultados, citando em especial a Emefi Waldomiro Machado, que conseguiu passar de 4,34 (2009) para 6,77 (2010).
O diretor da escola, Nelson Buzinaro, esteve presente na reunião e relatou as ações para o sucesso, como o maior envolvimento com a parte pedagógica, visitas às salas de aula, incentivo à leitura e o programa Ler e Escrever, entre outras.
“Este é um exemplo de que todas as escolas podem melhorar o Idesp, objetivo que será traçado com a avaliação dos resultados nesta reunião”, reforçou Irmes Mattara. Ela lembrou ainda outros fatores que contribuíram para melhoria no desempenho das escolas como a efetividade dos professores, diminuindo a rotatividade e melhorando o acompanhamento das turmas, o menor número de alunos em sala de aula – a média é de 20 a 25 alunos, além dos cursos de formação continuada oferecidos pela secretaria.
O prefeito Célio Rejani também participou da reunião e cumprimentou a equipe pelo trabalho.
“Os resultados mostram que a Educação está crescendo, graças a uma sequência de trabalho que devemos continuar. Temos que comemorar, mas também cobrar dos educadores as melhorias, pois temos muito para avançar”, finalizou.