Você já sabe que para manter a pele hidratada, principalmente no inverno, é preciso caprichar na escolha do sabonete e os cremes hidratantes são fundamentais.

E os alimentos, será que eles podem influenciar na maciez da pele?

Especialistas em Nutrição garantem que sim, desse modo, é preciso também ficar de olho no prato.

A alimentação saudável é importante sempre, não somente por causa da hidratação da pele, mas se existem alimentos específicos que ajudam nisso é bom saber quais são eles.

É fundamental a ingestão de legumes, hortaliças, frutas que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, cereais integrais que contêm fibras que melhoram o funcionamento do intestino, carnes e laticínios magros que são fontes de proteína e ajudam na construção de tecidos.

Alguns exemplos de alimentos para o inverno são as frutas ricas em vitamina C, como morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, cereja, goiaba e outros vegetais como as verduras verde-escuras, brócolis, repolho, cenoura etc.

Essas opções são ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres e também são fundamentais na produção de colágeno, a proteína que mantém a pele saudável e dá sustentação às células.

E mais, durante o inverno, é comum as pessoas deixarem de tomar água, o resultado é a pele seca, constipação intestinal e outros problemas mais graves, como cálculos renais e hipertensão.

É bom lembrar que um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica por isso a ingestão de água é tão importante.

Outro alimento importante que pode ser incluído na alimentação de várias formas é a soja.

A pele possui receptores para as isoflavonas (presente nesta leguminosa) e elas são decisivas para evitar o ressecamento e melhorar a elasticidade. Além da soja, tem ainda outros alimentos que contribuem para a elasticidade natural da pele como: castanhas, nozes e amêndoas, que são ricos em vitamina E, selênio e antioxidantes.

Viu como é fácil, basta incluir alguns itens na sua dieta diária e assim garantir uma cútis macia e luminosa.