Começou na tarde de ontem (30), o curso de salvamento com cordas, coordenado e aplicado pelo tenente Maxwell, com o apoio de auxiliares a policiais da corporação nos municípios de Adamantina, Dracena e Osvaldo Cruz. O curso tem duração de uma semana com término na sexta-feira (2). 

De acordo com o tenente, o Corpo de Bombeiros de Dracena está desenvolvendo a atividade de especialização em altura para ensinar aos bombeiros tipos de salvamentos em locais elevados, onde pessoas não conseguem por si só colocar-se em segurança havendo a necessidade de intervenção do Corpo de Bombeiros. Acrescenta que a situação de socorro simulada numa torre de transmissão com mais de 30 metros de altura, no bairro Oásis é semelhante a uma ocorrência comum na cidade de São Paulo, com pessoas portadoras de distúrbios de comportamento decorrentes de problemas pessoais querendo por fim a própria vida. 

Nestes casos, a intervenção dos bombeiros é para conhecer o local e saber o que deverá ser feito para imobilização da pessoa descendo-a com segurança ao solo.   

As próximas simulações serão feitas na torre da Telefonica no bairro Palmeiras, ginásio de esportes local e na ponte de Paulicéia, este último treinamento será feito um rapel.