Alexandre Fernandes (Adef/Semelju/Unifadra/Estilo Livre) disputou no fim de semana, em São Paulo, a 1ª etapa nacional do Circuito Brasil Paraolímpico de Natação que reuniu mais de 400 paranadadores, todos buscando garantir vaga nos Jogos ParaPan-Americanos de Guadalajara (México) em novembro.

Nos 100m nado borboleta, Alexandre foi desclassificado no final da prova por movimentação involuntária dos membros inferiores (pernada). Nos 50m nado livre, o dracenense fez seu melhor tempo, numa prova decidida na batida de mãos, melhorando sua marca anterior em 26 centésimos, cravando 31”56, levando a medalha de prata.

A medalha de ouro foi para o paranadador do CIEDEF São Paulo, com a marca de 30”99 e a de bronze para o paranadador da Unisanta com 31”88.

Na terceira prova, dos 400m nado livre, a fraca iluminação na área da piscina comprometeu a melhor performance do nadador, que ficou com a medalha de bronze. O vencedor foi o nadador do Vasco da Gama-RJ, que inclusive estabeleceu o novo recorde brasileiro para a prova nesta categoria.

No domingo pela manhã, o paranadador retornou à piscina do Corinthians para a prova dos 100m nado livre. Para surpresa de todos, o paranadador do Vasco da Gama-RJ ganhou a prova com a

marca de 1’07”93, seguido por Alexandre Fernandes, com a marca de 1’08”50 e o paranadador do CIEDEF com 1’08”57.

O técnico Monteiro acredita que se o paranadador tivesse tido um tempo melhor para se recuperar, teria vencido esta prova, pois virou junto com o vencedor e nos cinco minutos finais sentiu o cansaço provocado pelo esforço do dia anterior. Na projeção do técnico, era para Alexandre nadar na casa dos 1’07”.

Alexandre e Monteiro aguardam por esta semana a lista de convocação para participar do Brazilian Swimming Open Championship, no Rio de Janeiro, de 12 a 15 outubro, que terá avaliação internacional. Pelo Circuito, a 2ª etapa nacional está marcada de 2 a 4 de setembro, novamente, no Sport Club Corinthians Paulista.