Não é apenas com treinos táticos ou reforços milionários que o técnico Tite espera levar o Corinthians ao título do Campeonato Brasileiro. Na tentativa de mexer com o psicológico, o treinador deu a cada jogador do elenco o livro “Nunca deixe de tentar”, escrito pelo astro do basquete Michael Jordan.
Na obra, de 80 páginas e lançada em 2009, o ex-jogador relata alguns conceitos que o nortearam ao longo de mais de 20 anos de carreira, como a necessidade de fixar metas, ter espírito de equipe, capacidade de liderança e principalmente não ter medo de arriscar.
“O Jordan é um exemplo de liderança e persistência. Não só como atleta”, explicou o treinador corintiano. A ideia de Tite surgiu na semana passada, em meio a momento de maior turbulência da equipe no Brasileirão. Depois de nove vitórias e um empate, o Timão acumulou duas derrotas, um triunfo e outra igualdade, perdendo a liderança para o Flamengo.
Oferecer livros aos amigos, aliás, é um habito do técnico. Segundo funcionários do clube, se tornou bastante comum o treinador oferecer a eles obras que tenham ligação com o esporte ou momentos de superação.