Ontem (10) à tarde, 26 entidades enviaram representantes para a palestra do Tribunal de Contas sobre repasse ao terceiro setor e prestação de contas, que ocorreu na Secretaria da Educação de Dracena. Foram convidadas pessoas que lidam diretamente com serviços administrativos das entidades que recebem recursos públicos.
A secretária de Assistência Social, Darcy Rejani, explicou que são comuns erros nas prestações de contas das entidades, resultando até na devolução dos recursos. “O objetivo desta palestra foi orientar as entidades em como proceder, o que pode ou não ser pago com os recursos de convênios, seja federal, estadual ou municipal, de forma a evitar os erros”, disse a secretária.
A iniciativa partiu do responsável pelo controle de prestação de contas da Prefeitura, Almir Machado, que solicitou a palestra ao Tribunal de Contas de Adamantina. Ele avaliou a participação das entidades positivamente.
As orientações foram transmitidas por Georgeney do Carmo (Presidente Prudente) e Carlos Alberto Freitas (Adamantina) do Tribunal de Contas. Eles também esclareceram dúvidas dos participantes. Georgeney considerou que os principais problemas com as prestações de contas, de um modo geral, ocorrem pela falta de plano de trabalho das entidades e a falta de justificativa do poder público para repassar os recursos.