O capitão PM Ivan, comandante da 1ª Cia. da Polícia Militar de Dracena, concedeu entrevista à reportagem do Jornal Regional na manhã de ontem (1º). Ele falou do aumento das ocorrências de furtos em Dracena e que em muitos casos criminosos têm se aproveitado do descuido das vítimas para cometerem crimes com a finalidade de sustentar o vício com as drogas.  

Para o capitão, mesmo sem um estudo quantitativo percentual mostrando a ligação dos furtos com o consumo de entorpecentes na cidade, ele se respalda da experiência profissional e das ocorrências atendidas diariamente para assegurar que boa parte dos furtos realmente são cometidos por usuários de drogas ilícitas e até lícitas.  

Ele disse que os furtos poderiam ser evitados com uma mudança de conduta dos cidadãos evitando deixar pertences de valor em lugares de visibilidade, como por exemplo, no interior do veículo atraindo a atenção do ladrão. “O motorista acredita que deixando o carro estacionado por poucos minutos não estará correndo risco, mas não é verdade, porque existem infratores constantemente abordados pela PM caminhando pelas ruas da cidade, aguardando o momento certo para agirem”, afirma. Acrescenta “estes furtos cometidos no interior do veículo acontecem tanto com as portas destravadas como fechadas”, alerta. 

Em situações em que estranhos ofereçam objetos de procedência duvidosa, a PM recomenda evitar comprar esses pertences, e, caso desconfie do comportamento do suposto vendedor procurar acionar a Polícia Militar pelo telefone de emergência 190. Ele exemplifica um possível caso de um indivíduo carregando uma TV LCD numa bicicleta, carriola ou nas próprias mãos, tal atitude deve ser considerada incomum.

Capitão Ivan cita ainda outras modalidades de furtos, onde pessoas se passam por representantes de órgãos municipais para pedir dinheiro ou água, buscando a confiança de moradores que inocentemente acabam abrindo as portas da residência para estes impostores. 

ORIENTAÇÕES – Tranque o veículo mesmo estando na garagem; não deixe objetos de valor ou dinheiro amostra no carro, isso chama a atenção do infrator e deixe sempre fechadas portas e portões da casa. Isso tudo certamente estará evitando uma quantidade significativa de delitos.