Ontem de manhã, o fruto de um trabalho que começou em Dracena trouxe felicidades para o esporte brasileiro. Diante de centenas de atletas de todo o país, uma dracenense brilhou e conquistou o lugar mais alto do pódio na final do torneio de atletismo da Olimpíada Escolar Brasileira de 2011, categoria de 12 a 14 anos.

Trata-se da estudante Daniele Rodrigues Santana, 14 anos, aluna da EE 9 de Julho e integrante da Associação Dracenense de Atletismo. Ela foi campeã no salto em altura, saltando 1,59 metros, ficando à frente de Paolla Ferlin Luchin, do Colégio Anchieta do Rio Grande do Sul, que terminou em segundo com 1,56 metros e de Jéssica Caroline de Medeiros Cabral, da escola 4º Centenário do Rio Grande do Norte com 1,45 metros.

Daniele também foi campeã no revezamento 4×75 por equipe, juntamente com outros três estudantes do Brasil, com o tempo de 39 minutos e 88 segundos. Assim, conquistou duas medalhas de ouro e está classificada para o mundial de atletismo na categoria mirim que acontece em Bogotá na Colômbia.

A jovem estudante começou a praticar atletismo aos seis anos, com Elizeu de Souza, em Dracena, cuja equipe treina todos os dias a partir das 17h, no Centro Olímpico Paulo Tahara.

Essa competição na Paraíba teve alto nível técnico e reuniu o número recorde de 523 participantes de 25 estados e do Distrito Federal em três dias de disputas – de sábado (10) até ontem.

O torneio encerrado ontem foi promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBA) em parceria com a Federação Paraibana de Atletismo.

Os campeões e vices de cada prova serão convocados pelo Ministério do Esporte para integrar a delegação que participará dos Jogos Estudantis Sul-Americanos, em Bogotá, na Colômbia, no início de dezembro.

O técnico Elizeu de Souza, que busca novos talentos para o atletismo dracenense, trabalha com o apoio de Sérgio Bandeira, entre outros colaboradores. Ele ressaltou que Daniele integrou a seleção de São Paulo e, nesta competição na Paraíba, disputou juntamente com os 20 melhores atletas do país por prova.

As duas medalhas de ouro conquistadas por Daniele são resultado do treinamento que já dura oito anos, segundo Elizeu. Daniele chega amanhã em Dracena e, provavelmente, será recepcionada com muita festa pelas principais avenidas.