Ontem (2), a Emefi Professor Waldomiro Machado promoveu cerimônia de homenagem aos 30 anos de falecimento do patrono, que nomeia a instituição. O evento teve a participação de professores, funcionários, familiares, amigos do professor Waldomiro Machado e dos alunos da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental, que apresentaram números dança, canto e paródia. 

O diretor da escola Nelson Buzinaro, o professor Antonio Leopoldo César, o advogado Luiz Vivaldo Schmitd e o neto do homenageado, João Paulo fizeram uso da palavra. Entre os familiares presentes estavam a esposa Mari Dorotea Batista Machado, os filhos Marise, Luciano e Fábio e o neto João Paulo.

Nelson Buzinaro informou que a família do patrono doou a máquina de datilografia que ele utilizava à escola e a filha Marise Machado presentou os alunos com uma mesa de pingue-pongue. Ao final houve um pequeno coquetel para os visitantes. 

HISTÓRIA – O patrono da escola, Waldomiro Machado, nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) no dia 10 de janeiro de 1930. Os pais eram Waldomira Camarinha Machado e Alonso Machado. Casou-se com a professora Mari Dorotea Batista Machado. Deste casamento nasceram os filhos: Marise Machado, Luciano Machado e Fábio Machado. 

Fez o curso normal (magistério); Administração no Instituto de Educação Leônidas do Amaral Vieira; Pedagogia na faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mogi das Cruzes, concluindo em 1967.

Chegou a Dracena em 1957. Lecionou no bairro do Córrego Seco e no distrito de Oásis. Foi diretor de escola efetivo na cidade de Santa Mercedes, diretor da escola Julieta Guedes de Mendonça, foi também comissário de menores e presidente do Lions Clube de Dracena. Faleceu no dia 2 de setembro de 1981 com 51 anos de idade.

Em junho de 1982, a recém-criada escola de 1º grau de Dracena recebeu a denominação de Escola Estadual de 1º Grau Professor Waldomiro Machado. (Com informações disponíveis no site da Secretaria Municipal de Educação de Dracena).