Ontem (1º) à tarde, os alunos do ensino fundamental do colégio Anglo-CID participaram do torneio interno de robótica com o tema ‘smart move’ (movimento inteligente). Divididos em duas equipes, os alunos estudaram o trânsito da cidade e deveriam verificar possíveis erros, propondo soluções.
As pesquisas começaram em agosto deste ano. Uma equipe levantou o problema do estacionamento em 45º, sugerindo a mudança para o linear. A outra observou os semáforos digitais, que trouxeram pouca redução nos acidentes, apontando a necessidade de maior conscientização da população.
Daniel Tiepo, Lego educador, informou que os alunos seriam avaliados em três etapas: apresentação da pesquisa, programação de robôs para o cumprimento de missões e trabalho em equipe. “O objetivo da competição é desenvolver nos alunos a capacidade de trabalhar em equipe, resolver problemas, enfrentar situações difíceis, com ganho para todos os participantes”, ressaltou.
A avaliação dos projetos foi feita pela coordenadora pedagógica Sandra Trevisan e a professora de inglês Lígia Maria Padilha da Silva.
Sandra explicou que o projeto de robótica da Lego foi implantado no Anglo-CID em 2009, mas no ano seguinte, transformou-se na disciplina de educação tecnológica, inclusa na grade curricular dos alunos. “Essa iniciativa inédita fez o Anglo-CID ser referência no país. Recebemos ligações de outras escolas perguntando como foi feita a inclusão da disciplina na grade curricular, pedindo para enviar o modelo. A robótica tornou-se uma necessidade social e nossa função é preparar os alunos para esta realidade”, finalizou.