A sessão ordinária de segunda-feira (14), inicialmente, foi marcada pela homenagem ao médico Affonso Arthur Vieira de Resende, que recebeu o Título de Cidadão Dracenense, numa iniciativa do vereador Francisco Rossi. O homenageado falou aos vereadores, agradecendo a honraria e disse que a dividia com todos os cidadãos dracenenses, pois eram os responsáveis pela sua permanência na cidade, onde educara os seus mais preciosos tesouros, que eram os seus três filhos.

Também foi feita homenagem ao atirador destaque do ano, Bruno Felipe Martins Silva, do Tiro de Guerra local. O sargento Douglas Emerson e os demais atiradores compareceram à Câmara e deram um brilho especial à solenidade, cantando o Hino Nacional e o Hino do Exército Brasileiro. O jovem atirador homenageado agradeceu aos vereadores, dizendo que prestar o Serviço Militar era uma experiência inesquecível, especialmente pelo exemplo que lhe era dado pelo sargento Douglas, que sem dúvida seria referência de motivação e força para a sua vida toda.

Antes das homenagens, foi feita a leitura das matérias do expediente, incluindo requerimentos e indicações dos vereadores, a serem encaminhados ao prefeito.

Na pauta da ordem do dia constaram sete projeto, dois deles em regime de urgência especial. Foram aprovados em primeira votação os Projetos de Lei Complementar 23 e 24/11. O primeiro unificando os cargos de Escriturário e de Técnico de Enfermagem criados pela Lei Complementar 353/11; o outro, extinguindo e criando cargos na Secretaria Municipal de Educação.

Em votação única foram aprovados três projetos de abertura de créditos e um autorizando o município a firmar convênio com a Penitenciária de Pacaembu para pintura da área externa do Fórum, através dos sentenciados que cumprem pena naquele local, dando-lhes a oportunidade da ressocialização e de remir a pena, através do trabalho voluntário.

Também em votação única o projeto de autoria de todos os vereadores de concessão da Medalha 8 de Dezembro a cidadãos do município, em razão de ativa participação em nosso meio, produzindo e gerando serviços ou atuando de maneira a beneficiar toda a comunidade local. As medalhas serão entregue no dia 5 de dezembro, em sessão solene com início às 20h30, quando também serão entregues títulos de Cidadãos Dracenenses ao frei Flávio Antonio Gandelini e ao bispo diocesano de Marília, dom Osvaldo Giuntini.