A Prova Brasil 2011 está sendo realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em parceria com os estados e municípios. Todas as escolas públicas (zona urbana e rural) com pelo menos 20 estudantes no 5º ano (4ª série) e 9º ano (8ª série) do ensino fundamental regular, matriculados participarão da avaliação. A avaliação foi iniciada na segunda-feira (7) e segue até o dia 18.
Em Dracena, a Prova Brasil será aplicada em sete escolas municipais (Emefi Luiza Rossa Ribeiro; Emefi Guilherme Tammerik; Emefi João Milan Barbosa; Emefi Moacir Simardi; Emefi João Vendramini, Emefi Ottília Braz Noguerol e Emefi Waldomiro Machado) até a próxima sexta-feira (11), para aproximadamente 300 alunos nos 5º anos (4ª série), segundo informações da secretária municipal de Educação, Irmes Mattara.
A reportagem entrou em contato com as escolas estaduais Alfredo Machado, Eng.º Isac Pereira Garcez, Prof.ª Julieta Guedes Mendonça e 9 de Julho e somando os dados apresentados, 519 alunos nos 9º anos (8ª série) participarão da prova até sexta-feira (11).
A Prova Brasil é um exame que compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica, verifica as habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco em resolução de problemas) e fornece as médias de desempenho para o Brasil, regiões e unidades da Federação, para cada um dos municípios e escolas participantes.
A coordenação da Prova Brasil na cidade não autorizou a produção de fotografias nas escolas.